sábado, 14 de maio de 2011

BRINCANDO DE ARQUEÓLOGO - TURMA 154

O arqueólogo é o profissional que decidiu estudar o passado recolhendo e analisando vestígios das culturas que ficaram enterradas pela poeira do tempo. O seu trabalho está em retirar camadas de terra para tentar encontrar os objetos. Mas não pense que ele escava em qualquer lugar. A escavação só começa se houver indícios de que grupos humanos viveram naquele local. Que indícios são esses?
Após muito estudo para tentar responder essa e outras perguntas, as  5ª. Séries (6º. Ano) do Colégio Maria Auxiliadora partiram para a sua tão esperada aula prática, realizada no dia 13/05/2011. Nossa "equipe" partira, então, para a escavação propriamente dita. Experiência que certamente marcará muito a vida desses jovens estudantes e a nossa, visto que, os objetivos pedagógicos de introduzir conceitos e fazê-los conhecer o trabalho de um arqueólogo foram cumpridos de maneira extremamente satisfatórios. . Os alunos gostaram muito! Veja as fotos

Nosso objetivo foi principal foi o de mostrar às crianças fascinadas por arqueologia que escavar é uma ciência muito mais complexa do que sugerem as aventuras de Indiana Jones. O “Brincando de Arqueólogo”, permitiu que eles entrassem em contato com simulações de escavações arqueológicas. 

Começamos a nossa brincadeira... Escavamos, escavamos e escavamos...

O que será isso? Seria lança pré-histórica? Existem indícios que tenham sido feitos pelos "Hominídeos" ? 

Nos espaços que simulam os sítios arqueológicos – diferentes objetos enterrados – foram preparados pelos próprios alunos (de turmas diferentes), orientados pelo professor de História (Silmei Petiz). A ideia foi se aproximar o máximo possível de uma situação real de escavação.

Assim, conforme o trabalho ia sendo realizado... Muitas vezes a frase se repetia: "Sor: encontramos "objetos arqueológico..." 

"Material lítico sor..." E a alegria ficava estampada no gosto do trabalho realizado e da descoberta que se realizava... E a "Era do LÍTICO" Já não era mais um segredo distante... Conceitos se fixavam através da brincadeira...

Outro ponto de destaque do “Brincando de Arqueólogo” foi a janela que se abriu para o  desenvolvimento de discussões variadas a partir das ações práticas. Esses estudantes passaram por uma formação técnica e teórica: o grupo entrou em contato com um repertório básico de textos sobre a disciplina arqueológica e certamente terá um olhar mais qualificado no estudo das primeiras civilizações, pois grande parte do que sabemos sobre elas é fruto do trabalho arqueológico. 

Depois da "grande aventura" os alunos registraram tudo nos seus "diários de campo" e o trabalho seguinte será analisar "no laboratório" tudo aquilo que encontraram... Através do projeto, pretendemos, acima de tudo, incentivá-los a valorizar, conhecer e preservar a memória cultural daqueles que nos precederam. 


Sem comentários:

Enviar um comentário